terça-feira, 4 de março de 2008

Amar um clube!!

Aproveitando a deixa do post do meu grande amigo Zhews ;) lembrei-me de falar sobre algo que sempre andou na minha cabeça...Hoje cheguei a casa e vi junto do restante correio a "Mística"; a revista do S.LB. Logo nas primeiras páginas encontro a história de um Inglês apaixonado pelo Benfica. Tinha vindo ver o Benfica-Porto, um entre tantos outros jogos que faz questão de ver ao vivo no "seu" estádio, e aproveitaram para o entrevistar. Viaja regularmente e propositadamente de Inglaterra a Portugal só para ver o Benfica jogar. O que achei incrível é que este Inglês não tem nenhuma ligação familiar a Portugal, nem tão pouco qualquer negócio por estas bandas. Diz ele que esta relação começou em 1980, quando estava de férias em Lisboa e aproveitou para ir ver um jogo do Benfica. Ficou tão maravilhado que decidiu levar umas lembranças do clube. Sem conseguir esquecer o que vira passou a deslocar-se regularmente à Casa do Benfica em Londres, onde, por esta altura, tem vários amigos, e até já aprendeu a falar português. Esta história maravilha-me tanto quanto me intriga....Porque raio é que um inglês, sem relação nenhuma com Portugal fica assim apaixonado por um Clube? Ainda se fosse um clube da sua terra Natal; e tantos e tão grandes clubes que por lá existem!!! O que é que nos faz amar um clube? Como conseguimos amar algo que fisicamente é apenas um emblema? Eu por mim falo....Não consigo explicar o que me vai na alma. Não consigo explicar porque sofro tanto com um jogo de futebol, basket, hóquei e agora até no ciclismo. Amo o meu clube ao ponto de ter gasto uma pequena fortuna só para o ir ver jogar, só para estar presente no último jogo no seu mítico estádio, para estar presente na inauguração do novo, na esperança que me traga tantas glórias quanto o antigo. E sempre que lá chego....aquele formigueiro no corpo...aquela sensação de se estar perante algo mágico....Sejamos francos. Amar um clube é completamente irracional.Quer dizer...Não é totalmente irracional...Tenho algumas razões para ser do Benfica. Já tenho mais dúvidas é se essas razões são suficientes para tamanha dedicação daí dizer que é irracional... Mas muitos milhões sofrem dessa irracionalidade...Na esperança de ver o seu amor correspondido, na forma de vitórias, alegrias, emoções que nunca esqueceremos. Amar um emblema, uma camisola, um estádio, uma cor, enfim...amar tudo o que esteja ligado ao nosso clube. Por esse mundo fora se vê o quanto as pessoas vibram ou sofrem com as vitórias ou derrotas do seu clube. Pessoas que no seu dia a dia são pacatas, de repente, mudam, riem, gritam e cantam a plenos pulmões, choram, ficam simplesmente desolados, deprimidos. Pessoas que se abraçam sem se conhecerem, que choram no ombro de desconhecidos. Muitas vezes demonstramos incompreensão perante alguém que vendo tanta coração e tão pouca cabeça perante o nosso amor nos dizem: "é apenas um jogo" ou "as vitórias não te trazem dinheiro", mas no fundo o que eles dizem é verdade. O amor ao clube transforma as pessoas. Une mas também separa muita gente. Traz o à tona o melhor e o pior das pessoas. De segunda a quarta em todo o lado só se fala do que aconteceu no fim de semana. De quinta a sábado o que vai acontecer nesta jornada. O clube é muitas vezes, o escape de uma vida "normal", é a tentativa de pertencer a algo maior, de fazer parte da história, de conquistar o mundo. Projecta-se nas conquistas do clube as frustrações de uma vida. É algo superior que poucos conseguem controlar. Aquilo que me fez benfiquista foi a grandeza das suas conquistas, a beleza da sua história. O que me mantém benfiquista não são obviamente as suas conquistas recentes. Apenas consigo dizer que dos 4 melhores jogos que me lembro de ver na vida 3 deles são do Benfica. Sporting-Benfica (3-6) Benfica-Boavista (5-2) Bayer Leverkusen- Benfica (4-4). Sinto-me bem em pertencer a uma quase família gigantesca, onde milhões partilham esta fé inabalável, apesar de não compreender muito bem porquê.

Sem comentários: